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Arquitetos: Muhhe Studio
- Área: 120 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Xiaowen Jin, Xiaohan, HNS studio
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Fabricantes: USM, Velux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Huai Nianshu é um excelente fotógrafo. Seu novo estúdio está localizado em uma antiga fábrica voltada para a rua em Nanjing L.park. No início do verão, antes da reconstrução, fomos ao local depois que a antiga divisória foi removida, possibilitando a entrada da luz solar à tarde. O próprio fotógrafo é extremamente sensível à luz. Sua única expectativa para o novo espaço do estúdio é que fosse um espaço "transparente".
Operação espacial: mudamos a direção da entrada. A entrada original voltada para a rua foi colocada no lado sul. Antes de entrar no escritório, primeiro passaríamos por um pátio semifechado. No pequeno espaço interno, utilizado como escritório/vestiário, o banheiro é colocado centralmente em uma caixa de madeira, já o grande espaço, por sua vez, atua como estúdio fotográfico, área de recepção e uma área de escritório aberta ao redor da caixa de madeira. O volume recém-adicionado é separado da antiga fábrica. Em torno dele cria-se um ambiente aberto contínuo e rítmico, atingindo a "transparência" tanto desejada.
Luz: usamos software BIM para simular o espaço interno do edifício original exposto à luz solar direta. De acordo com a simulação, várias aberturas de diferentes tamanhos são adicionadas na empena oeste e no telhado para garantir uma luz uniforme na sala. Em uma tarde ensolarada, a luz solar direta entrada por diferentes lugares e se moverá lentamente com o tempo.
Integração entre espaço interno e externo: o estúdio fica próximo ao entroncamento da via principal e do parque, com grande fluxo de pessoas e veículos. Três grandes janelas, como vitrines, são abertas na empena para diminuir os limites entre espaço interno e externo—— “A arcada é a junção da rua com o interior... uma residência para o Flâneur ele se sente tão confortável entre as fachadas de muitas lojas quanto um cidadão em sua residência particular" (Walter Benjamin, Paris, capital do século XIX, Capítulo 2: Flâneur ).
Material: para o volume recém-adicionado usamos uma placa feita totalmente em bétula e chapa de aço pintada de branco para torná-lo simples e delicado, enquanto para a parede e o teto da planta antiga, tentamos manter a textura manchada original. Para as portas e janelas externas recém-adicionadas, usamos a placa de madeira maciça de três camadas garantindo sua estabilidade, mantendo a madeira original.
Gestão de obra: os projetos de reconstrução são muitas vezes complexos e cheios de imprevistos, como a instalação de novas tubulações e o tratamento de paredes expostas pela demolição. Esses imprevistos não podem ser controlados através dos desenhos. O acompanhamento no local tornou-se uma parte importante do controle de projeto, e esse processo geralmente é cheio de diversão e surpresas.